Agonia e desespero



Mãe!... minha mãe ... imagem divina!
Adeus, ó santa mãe, eu parto agora...
Tu ficas a chorar a toda a hora,
E eu, mãe... pertenço á morte que domina!

No chores, pois foi Deus que me chamou,
Ao seu reino celeste, lá do céu!
Onde só entram filhos como eu...
E ficarás sabendo para onde vou!

Desço querida mãe, à campa fria,
Pois já sofri demais... mais não mereço!
Parto, vendo em redor a desventura!...

Quão diferente sou eu daquele dia,
Em que me embalavas, mas... no berço,
E hoje me beijas na sepultura!

----------------------------------------------

Filho!... querido filho!... a mãe levada,
Em doloroso pranto pede em vão,
Seu filho já defunto num caixão...
Transformado nas trevas... ou do nada!

E essa mãe com olhos de "ébrio” perde o norte!
Mete dó vê-la assim na sua dor;
Braços erguidos em preces ao Senhor,
Tentando em vão, tirar o filho Morte!

Mas o filho partiu e a desgraçada
Cai numa cadeira, desmaiada...
Ante o ataúde, do filho muito amado!

Baralha o pensamento, volta, em suma.
E as lágrimas vão caindo, uma a uma,
Sobre o sou manto de luto carregado!

Sem comentários: