O Regressado



Eu venho do Tarrafal
Fui chamado à Liberdade!
Oh meu livre Portugal
Tantos anos de saudade!

Trago o meu peito a sangrar,
Sei que até pareço um "mono".
Não sei sorrir, não sei chorar,
Sofri torturas do sono!

O meu corpo é uma ferida,
Meu coração não cedeu!
Vivi para além da vida,
Na escuridão, sem ter céu!

Unhas... não trago nos dedos!
Minha língua, está cortada!
Por não desvendar segredos
A essa Pide malvada!

Por vezes não sinto as pernas...
Outrora, sempre despidas!
P´las águas das cisternas,
Banhadas, amolecidas!

Foi-se o frio... deixei a fome!
As torturas já lá vão.
Cheguei a esquecer meu nome,
Do Mundo perdi a noção!

Já não sinto sofrimentos,
Quer de noite, quer de dia...
Foram-se embora os lamentos,
Voltou pra mim a alegria!

E a paz que trago comigo
Dá-me tal satisfação...
Que em todos vejo um amigo,
Que em todos vejo em irmão!

Sem comentários: